

Alimentos - Sinal Vermelho
Cereais
-
Cevada;
-
Aveia;
-
Arroz;
-
Centeio;
-
Trigo.
Infelizmente estes cereais, são dos mais processados, bem como a soja. Desde a adição de várias substâncias ou por alguns deles estarem geneticamente alterados, perdendo a maior parte dos seus nutrientes, fibra e aminoácidos. Ou seja, não são dos melhores alimentos para o ser humano. Ao reduzir drasticamente os alimentos deste grupo, verá os números da balança a reduzir, devido a estes serem ricos em hidratos de carbono.
A maioria destes cereais têm glúten, à excepção da aveia e do arroz. Em relação ao arroz, aquando consumir, dê preferência ao arroz integral, selvagem ou vaporizado.
Sementes de Cereais
-
Trigo Sarraceno;
-
Quinoa;
-
Amaranto.
Tal como os cereais, são igualmente ricos em hidratos de carbono, daí dever ser consumido com moderação. Estes não têm glúten.
Legumes Amiláceos
-
batata branca;
-
batata doce;
-
tapioca;
-
inhame.
Mais uma vez, estes alimentos são ricos em hidratos de carbono, ou seja, se quer emagrecer deve evitá-los.
As batatas doces apresentam-se melhor nutritivamente, do que a batata branca.
Alimentos com Sal e Curados
-
Bacon;
-
Toucinho;
-
Mortadelas;
-
Fiambres;
-
Carnes processadas.
Ao consumir este tipo de alimento, dê preferência ao presunto e ao bacon, mas que apenas tenha na sua composição carne de porco e sal (excecionalmente pode conter antioxidantes). Atenção que alguns contêm lactose.
Gorduras e Óleos Vegetais
-
Óleo de milho;
-
Óleo de amendoim;
-
Óleo de girassol;
-
Óleo de soja;
-
Margarina.
De todos estes, qual o pior? Penso que seja mesmo a margarina. Quase que não se pode incluir no grupo dos alimentos.
A margarina foi criada com o objectivo de manteiga barata. A manteiga originalmente era composta por leite e sal, já a margarina originalmente era composta por sebo da vaca, leite desnatado, partes menos boas do porco e da vaca e bicarbonato de sódio. Mais tarde foram acrescentados solventes de petróleo, ácido fosfórico, ácidos clorídrico ou sulfúrico e níquel. Tornando a margarina com um maior prazo de conservação, uma textura mais firme (mesmo fora do frigorífico), não fique rançosa, não ganhe fungos, não atraiam os insectos e os roedores. Por que será? Se nem estes comem, acha que é um alimento? Já para não falarmos das consequências para a nossa saúde.
Doces e Bebidas Açucaradas
-
Bolos;
-
Produtos de Pastelaria;
-
Chocolates com açúcares;
-
Sumos;
-
Doces e Geleias de frutas;
-
Bebidas energéticas,
-
Gelados com adição de açúcar.
Embora, eu sei que todos nós gostamos de um docinho, opte por os fazer usando açúcar de côco ou mascavado, stevia, mel, xilitol, passas: uva, tâmaras, ameixa ou figos. Mesmo assim, cuidado com as quantidades, quanto menos melhor.
Atenção aos produtos que dizem light, pois muitas vezes têm adoçantes que são mais prejudiciais à nossa saúde do que o açúcar processado. De qualquer maneira evite os dois tipos.