

Jejum intermitente
O Jejum Intermitente é praticado por muitos dos adeptos da dieta Paleolítica, pois nos nossos antepassados, o ser humano não fazias as refeições como hoje, comia quando tinha alimento ou quando sentia fome. Por isso, acreditam que nos dias de hoje deveríamos fazer o mesmo. embora as opiniões diferem de pessoa para pessoa.
O que é o Jejum Intermitente?
Esta prática define um período de horas sem comer, no qual o objectivo é que o corpo gaste a gordura acumulada e a transforme em energia. Ao gastar esta gordura, emagrece.
Como funciona?
Antes demais é importante que fale com o seu médico, de modo a saber se pode e qual o período de jejum que mais se adapta a si, bem como a alimentação a praticar fora das horas de jejum.
É importante que antes de iniciar a prática de jejum intermitente que pratique uma alimentação saudável, pois fazer jejum e as suas refeições serem à base de gorduras saturadas, não vai obter os resultados pretendidos. Por isso recomendo que comece primeiro por uma alimentação saudável. Como uma alimentação à base da dieta paleolítica.
Depois deverá definir o tempo de jejum que irá praticar, embora deva começar por um período menor e caso se adapte bem, pode aumentar gradualmente. Estes períodos podem varias ente 10 a 24h, podendo ser diariamente ou 2 a 3 vezes por semana.
Os tipos de Jejum intermitente, mais praticados:
-
12h de jejum - aproveitando as suas horas de sono, por exemplo janta ás 20h e toma o seu pequeno almoço ás 8h do dia seguinte;
-
16h de jejum - ficará com 8h disponíveis para a sua alimentação, como por exemplo jantar ás 20h e almoçar no dia seguinte pelas 12h, saltando assim o pequeno almoço;
-
24h de jejum - normalmente é praticado 1 a 2 dias por semana. Este é o mais difícil e no qual deverá ter mais cuidados, pois deverá ter em atenção as refeições antes do jejum, que devem ser ricas em fibras.


Depois de um período de jejum, deve começar por comer pequenas quantidades de comida de baixo índice de glicêmicos e de maior quantidade de proteínas de rápida absorção.
Como referido anteriormente devemos comer aquando sentirmos fome, mas é importante saber quando tem realmente fome, pois existe a fome real e a fome emocional. A fome real tem tendência a vir e a ir, ou seja não é persistência. A fome emocional tem tendência a deixar-nos com a sensação de fraqueza, tonturas e a levar-nos à "loucura".
Durante o período de jejum pode ingerir bebidas como água, chá e café, mas sempre sem adição de açúcares.