

PALEOLÍTICO
A "Revolução Agrícola", na pré-historia, trouxe-nos os lacticínios, as leguminosas, o álcool, os açúcares refinados e os óleos processados. Alimentos estes que o nosso organismo ainda hoje, não está programado para ingerir.
Existem estudos que mostram que o homem, anteriormente à "Revolução Agrícola", era mais alto, tendo cerca de 1,80 metros e a mulher 1,65 metros de altura. No ano 3000 a.C. o homem tinha-se tornado mais pequeno, ou seja o homem apresentava uma altura de 1,60 metros e a mulher 1,52. Estudo este apresentado no livro de Loren Cordain - "A dieta do Paleolítico". Para além, que o homem começa a sofrer de doenças infecciosas no ossos e dentes.
Embora onde o ser humano começa a sentir os resultados da sua nova alimentação é na chegada da "Revolução Industrial", que nos traz as farinhas, os açucares processados, os alimentos enlatados, as gorduras transformadas (sec. XX) e os alimentos processados.
A dieta paleolítica vem mostrar-nos como podemos nos alimentar de forma adequada e respeitando os nossos genes, nos dias de hoje, bem como a prática de uma vida saudável.
Parece confuso? Mas não é.
Comecemos por conhecer a "Pirâmide Paleolítica", que é óptima numa fase inicial de modo a nos orientar.

Pirâmide Paleolítica
Temos ainda o "Prato Paleolítico", que nos orienta nas proporções, pois se o alimento é de qualidade pode comer à vontade.
Prato Paleolítico
